Pajero TR4 – Ajuste da Barra Panhard

A Barra Panhard é um elo de suspensão que dá a localização lateral do eixo. Foi concebida pela empresa automobilística francesa Panhard no início do século XX, e tem sido bastante usada desde então.

O propósito de uma suspensão num automóvel é deixar as rodas moverem-se verticalmente relativamente à carroceria, mas é indesejável deixá-las mover para a frente e para trás (longitudinalmente) ou para os lados (lateralmente). A barra Panhard restringe esse movimento lateral.  É simplesmente uma barra rígida que se prende de um lado na carroceria ou chassis, e do outro lado no eixo do veículo.

Como ela é rígida, não tem o que regular! O problema acontece quando se altera a altura original da suspensão. No nosso caso, fizemos o famoso “lift” de carroceria, que consiste em aumentar a altura da carroceria em relação ao solo. Mesmo que a distância do solo até o eixo não se altere (isso só é possível com pneus maiores), subindo a carroceria já existe um ganho considerável para ultrapassar alguns obstáculos. Por isso é tão comum isso ser feito em veículos offroad.

No caso da nossa Pajero TR4, colocamos na traseira molas reforçadas com 3 polegadas mais altas que a original. Fizemos essa escolha porque sempre que colocávamos um pouco de peso no porta malas e levávamos alguém no banco de trás a traseira arriava e ficava batendo final de curso nos amortecedores. Isso é um problema bem comum nas TR4. Testamos outras molas antes, mas sempre dava problema. Como essas da Lock 4×4 Offroad resolveram nosso problema fazemos questão de sempre recomendar pra quem nos pergunta.

Porém com esse aumento na altura das molas, a Barra Panhard ficou puxando o eixo traseiro pra esquerda. Bastante mesmo! Não era necessariamente um problema porque o alinhamento do eixo traseiro e dianteiro estava correto. Mas vendo o carro por trás parecia que estava andando de lado. Então a opção era corrigir o tamanho dessa barra panhard pro eixo voltar pra posição central.

Existem algumas barras no mercado que são reguláveis. Com elas é possível regular com o carro leve, e numa viagem com o carro pesado refazer de forma bem fácil a regulagem novamente. Mas é vendida um tanto cara por aí e não é livre de problemas, existem vários relatos que a regulagem acaba soltando no uso diário e a barra fica fazendo barulho lá atrás. Então optamos pelo modo tradicional, de cortar e soldar.

Para chegar numa medida que deveria ser aumentada, simplesmente retiramos a barra e movimentamos o carro de lugar um pouco. Isso fez com que o eixo viesse sozinho para uma posição mais central, e aí era só medir a distância entre os pontos de ancoragem da barra. No nosso caso, decidimos que 1cm a mais na barra o eixo ainda ficaria bem pouco deslocado para a esquerda. Não é bom deixar o ajuste 100% nivelado se a suspensão tiver um curso grande, porque ao colocar peso deslocaria demais no sentido oposto.

Levamos num torneiro mecânico amigo nosso que cortou então a barra, colocou um reforço por dentro e soldou novamente 1cm mais comprido! Problema resolvido!

Quem quiser ver o vídeo está aqui