Bom Jardim da Serra/ SC

Visita à Serra do Rio do Rastro e Cânion da Ronda e Funil na Expedição pelos Cânion do Sul do Brasil


23/07/2017 – Bom Jardim da Serra/ SC

O 4º dia de nossa expedição pelos cânion do Sul do país já começa em Bom Jardim da Serra/ SC. No dia anterior saímos de Urubici no meio da tarde, chegando no Camping da Ronda, dentro do Parque Eólico de Bom Jardim da Serra já no final da tarde. Tempo mesmo só para armar acampamento, preparar o jantar, tomar banho, um vinho e ir dormir. A onde de frio dos dias anteriores já estava se dissipando (nesse ano chegamos a pegar -4ºC em Urubici) e não esfriou mais que 1º ou 2ºC durante a madrugada.

Bom Jardim da Serra é meio terrível com relação à neblina. Já fomos pra lá várias vezes e o clima perto dos paredões é sempre incerto. Como o planejamento principal era fazer umas imagens da Serra do Rio do Rastro e do Cânion do Funil, separamos três dias na agenda para tentar isso. Era nossa 4º viagem para Bom Jardim da Serra. A Serra do Rio do Rastro já havia conseguido fotografar em 2014 (nas outras vezes estava completamente tomada pela neblina) e o Cânion do Funil não havíamos conseguido visitar ainda, também por conta da neblina. Mas felizmente dessa vez o tempo ajudou e o céu ficou completamente limpo!

Amanhecemos então no Camping da Ronda, onde dá pra ir à pé até os paredões do Cânion da Ronda. Fizemos algumas imagens ali e já partimos para a Serra do Rio do Rastro que é bem perto. Na realidade, a estrada desce pelo cânion vizinho ao Ronda.

O ponto principal para avistar a rodovia da Serra do Rio do Rastro é o mirante que fica no posto de polícia rodoviária antes da descida da serra. Na descida (ou subida) existem alguns bolsões de estacionamento e pequenos mirantes para aproveitar bem o local também.

Como perto da hora do almoço já tínhamos conseguido realizar o trabalho com as imagens, decidimos já desmontar acampamento e partir para o Cânion do Funil no período da tarde. O Funil também é próximo à Serra do Rio do Rastro.

No asfalto que liga a Serra à cidade de Bom Jardim da Serra, uma trilha de aproximadamente 5 km leva até a borda do Funil. Como ele fica localizado dentro de uma propriedade particular, o acesso só é permitido mediante autorização do proprietário. Essa trilha só é acessível para veículos 4×4 ou a pé. Caso não possua uma veículo preparado para os buracos da estrada, é possível visitar o cânion no veículo do Miguel, proprietário. Logo abaixo tem os dados de contato dele.

Miguel: (49) 9127-1014  / canionfunil@gmail.com /  miguelfunil@hotmail.com

Combinamos com o Miguel uma autorização para pernoitar no Cânion. Lá não existe nenhum tipo de estrutura para camping. Sem banheiros, sem água encanada, sem nada por perto.

Decidimos armar acampamento próximo aos paredões do cânion, uma péssima ideia que só iríamos descobrir durante à noite, por causa da força do vento que incide ali. É possível armar barraca um pouco mais afastado, perto de uns arbustos e pequenas árvores que formam um barreira contra o vento. #ficaadica…

Aproveitamos as horas finais da tarde para fazer uma trilha a pé pela borda do cânion e no entardecer retornamos para preparar o jantar de ir dormir.

Distância percorrida no dia, entre trilhas a pé e de carro, 34km.

Abaixo os links para a rota gravada com GPS e o video no youtube, além de algumas fotos do dia.