Suporte de Ferramentas Offroad para estepe

Todos que acompanham nosso canal sabem que a gente anda por aí praticamente sozinhos e em lugares bastante isolados. Quem já foi por exemplo para os Lençóis Maranhenses, para o Jalapão, Chapada Diamantina, sabe que não é raro estar em algum lugar sem nenhum tipo de comunicação e sem pessoas por perto.

É bem raro andarmos em comboio e por isso não podemos contar com a ajuda de um grupo em algum eventual enrosco pelo caminho. E por isso uma de nossas preocupações é justamente como sair de um atoleiro ou de um areial por nossa conta, sem precisar de mais ninguém! Já havíamos instalado um guincho elétrico (veja aqui) na nossa Pajero e dessa vez decidimos fazer um suporte para carregar uma pá e um machado, ferramentas simples mas que podem resolver uma situação no meio do nada!

Para vários veículos offroad existe no mercado uns suportes específicos para comprar. Mas nenhum desses modelos serviria pra TR4, pelo menos não com a roda original no estepe. Então decidimos criar um modelo por nossa conta, que fosse fácil de desencaixar e guardar em casa quando não estivermos usando o carro para nossas aventuras.

Logo abaixo tem um vídeo bem explicativo dessa montagem e algumas fotos, inclusive do nosso esboço de projeto para quem quiser copiar e construir um na sua cidade. Não é um projeto de grande dificuldade então qualquer torneiro ou serralheiro com boa vontade pode construir! Esperamos que gostem da ideia!

ACHA QUE UMA PÁ E UM MACHADO NÃO TEM UTILIDADE PRA VOCÊ? Sem problemas. Dá pra usar a ideia e bolar a estrutura pra carregar o que você precisa. Equipamento de pesca, ferramentas em geral, galão de combustível, etc. Só não recomendaria colocar peso demais para não forçar e acabar desalinhando a tampa do porta malas.

[EDITADO] – Adicionamos uma trava para o suporte. Assim evitamos ter que parar em alguma cidade e algum engraçadinho roubar nossas ferramentas, ou até mesmo o suporte todo! Abaixo tem as fotos e video dessa trava caso alguém queira projetar algo parecido!