Tenda Automotiva – projeto de cobertura caseira

Como a maioria de vocês sabe, usamos em nossas expedições uma barraca de teto e uma “cozinha” instalada no nosso veículo.. E um dos grandes problemas que a gente enfrenta são dias de chuva ou o sereno em noites frias.

Ficamos por algum tempo procurando tendas automotivas pra comprar, mas sempre esbarrávamos numa questão crucial pro nosso caso. Todas as tendas automotivas do mercado são feitas para serem instaladas e utilizadas na lateral do veículo. Normalmente o lado do motorista.

Algumas versões, chamadas de “asa de morcego” abrem na lateral mas se estendem também para a parte de trás do veículo. Porém, a tampa traseira na Nissan XTerra abre pra cima, o que dificultaria muito a utilização da nossa cozinha já que a abertura do porta malas ficaria limitado pela altura da tenda.

Juntando todos esses problemas com o alto custo dessas tendas, fomos protelando a compra cada vez mais.

Estávamos na etapa de tentar desenvolver um projeto único, mas estávamos esbarrando na dificuldade de encontrar materiais adequados aqui no interior e na própria dificuldade em como instalar isso no carro. Foi aí que visitando o site da Decathlon encontramos uma lona desenvolvida para os praticantes de trekking para uso como abrigo nas trilhas. A lona que utilizamos é essa: https://www.decathlon.com.br/abrigo-de-trilha-ou-trekking-fresh-quechua/p , mas existem esses modelos de abrigos de outras marcas também, só dar uma procurada na internet.

Essa lona tem uma medida de 2,90×2,90m e vem acompanhada de dois postes com 1,85m cada. Faltava só arrumar uma forma de prender duas pontas no carro de forma que fosse fácil a gente colocar e tirar toda vez que quisesse usar a cobertura.

Acabamos então desenvolvendo dois suportes super simples que ficam fixos no chão da barraca de teto, onde encaixamos duas barras de metal pra completar a medida da lona a sustentar de forma bem estável uma das laterais da lona.

Ficou difícil entender? Fizemos um video explicando todo o projeto que a gente idealizou. Só clicar no ícone abaixo pra assisitr no Youtube!

 

 

Não nos preocupamos em passar as medidas que a gente utilizou porque é um projeto que tem que ser adaptado de acordo com cada uso. Então fica somente a ideia pra quem quiser copiar e inventar outra forma parecida!