Chip de Potência na TR4
Já fazia algum tempo que a gente ouvia falar sobre o tal “Chip de Potência”, também conhecido como Remap ou simplesmente reprogramação do módulo de injeção de combustível.
Informações muitas vezes desencontradas, muitas a favor e muitas outras contrárias a esse recurso.
Mas enfim, o que é o Chip de Potência? Conhecido por vários nomes no mercado, é um serviço que resulta em ganho de potência e torque sem a instalação de componentes adicionais no veículo. A reprogramação basicamente consiste na alteração dos mapas que regulam a injeção de combustível e ponto de ignição do motor, optimizando as características originais do mesmo. A coerência na execução deste tipo de serviço não causa danos a nenhuma parte do conjunto (mecânico ou eletrônico).
É um carro pensado no uso offroad e lá não tem pra ninguém. Mas uma das coisas que a gente nunca gostou na nossa Pajero TR4 era a forma como ela originalmente programada para a troca de marchas no câmbio automático. Usuários desse carro costumam chamá-la de “manca”, porque ela sempre deixa a desejar nos quesitos arrancada e retomada de velocidade.
Com o trabalho de reprogramação que fizemos na SFI Chips esse problema acabou. A troca de marchas ficou bem antecipada ao que era, comparando o giro do motor, acabaram os trancos do câmbio na hora das trocas, que agora são extremamente suaves, melhorou o problema de retomada de velocidade, e acabou o problema do câmbio ficar reduzindo a marcha em qualquer subidinha para manter velocidade. Com isso também veio a notícia que a gente mais esperava!!! Nossa TR4 também ficou mais econômica, simplesmente porque ela trabalha agora com giro do motor um pouco mais baixo. Mas nas trilhas quando precisamos de força, aí não tem jeito, vai continuar consumindo bem.
Bom, abaixo temos dois vídeos sobre esse assunto. O primeiro com a instalação e com nossas primeiras impressões sobre o resultado final, e o segundo video com um bate papo bem bacana lá na matriz da SFI Chips!